Qual a importância do logotipo para o seu negócio?
Design Marketing

Qual a importância do logotipo para o seu negócio?

Muitas vezes damos pouca atenção para esse item quando estamos planejando uma empresa, mas é ele que faz toda diferença no fim das contas.

 

Sabemos que quando se está abrindo uma empresa existem inúmeras preocupações que precisam ser levadas em conta, como o nome da empresa, a maneira como ela vai estar no mercado, as parcerias estratégicas dela e até mesmo os impostos que precisa pagar para vê-la funcionando, mas inevitavelmente uma hora vai ser preciso dar uma cara a sua empresa e é ai que o logo entra em ação.

 

Imagine você estar tentando criar a fachada da empresa e se deparar com a situação de não ter algo que identifique sua empresa a não ser o nome dela.

 

 

 

O mesmo vale para flyers, cartão de visita e até mesmo para o seu site! Pode não parecer importante a primeira vista, mas a identidade de sua empresa é tão importante quanto a sua própria identidade, afinal ninguém gosta de ser confundido com outra pessoa não é mesmo?

 

Com um logo bem definido e feito, as vantagens para seu negocio são inúmeras. Com ele você pode dar uma cara a sua empresa, evitando que seja confundida com algum concorrente ou até mesmo não reconhecida no mercado. Além disso você torna sua empresa mais forte e a prepara pra futuras campanhas que possa realizar, permitindo que se planeje o futuro da empresa.

 

Se essas vantagens não são o suficiente, veja abaixo mais 4 motivos para dar a devida importância ao seu logo:


1- Ele é a cara da sua empresa no mercado.

 

Como comentei acima, o seu logo será a forma como sua empresa será reconhecida no mercado. Imagine se grandes marcas como McDonalds, Nike e muitas outras não tivesse um logo para definir elas no mercado. Provavelmente, por melhores que sejam seus produtos, seriam apenas conhecidos por produzirem lanches e materiais esportivos, respectivamente. E isso não se aplica a somente grandes marcas, mas a pequenas lojas e serviços também! Já pensou em como seria ir no mercado e ao invés de encontrar as marcas que conhece, ver apenas um monte de produtos com nomes aleatórios?

produtos sem marca

 

Como foi dito por Paul Rand, um logotipo não vende diretamente, ele identifica. Ele permite que sua marca ou empresa tenha uma identidade e seja reconhecida entre a concorrência.
Hoje, com toda concorrência existente no mercado, independentemente do segmento onde esteja atuando, dar a chance de não ser reconhecido ou até mesmo confundido, é totalmente arriscado, seja no mercado offline ou online.

 

Você não precisa, necessariamente, de um logo que seja repleto de símbolos e mensagens escondidas para seu cliente, mas seu logo precisa, de uma forma simples e eficiente, fazer com que o seu cliente o veja e logo pense

 

Já sei o que essa empresa faz e vou procura-la quando precisar”.

 

2- Ele fortalece sua marca.

 

Lembra que comentei acima sobre o cliente conseguir identificar sua empresa pelo logo dela? Pois então…

Atualmente somos bombardeados de nomes diferentes de produtos e serviços e, muitas vezes, somos incapazes de lembrar o que é o que. Por outro lado, muitas vezes simplesmente ao ver uma imagem já basta pra identificar o produto ou serviço que estamos vendo. Por isso um logotipo próprio permite que seus clientes possam identificar sua empresa em meio a concorrência, em uma velocidade muito maior do que se tentassem apenas puxar da memória o que aquele nome significa.  Estima-se que nosso cérebro processa imagens milhares de vezes mais rápido do que textos, o que fortalece ainda mais a importância de um bom visual para sua marca.

 

 

3- Ele transmite maior confiança para as pessoas.

Novamente, em meio a toda concorrência que nos deparamos atualmente, transmitir uma mensagem de segurança e profissionalismo para os clientes e fornecedores é mais do que uma opção.

Imagine você recebendo um cartão de visitas claramente feito no Word ou Paint. Depois ao acessar o site (caso exista) você se depara com algo confuso e totalmente sem sentido. Percebe como isso transmite pouca ou quase nenhuma confiança para você? Agora avalie se é isso que você quer que seu cliente sinta.

Pois é…

 

 

Uma marca bem posicionada e desenvolvida ajuda a evitar que situações como essa aconteçam, fazendo com que seja conquistada a confiança do cliente logo no primeiro momento, facilitando em muito as negociações e instigando o interesse do mesmo.

 

 

4- Ele dá maior segurança para VOCÊ!

Começar uma empresa ou negócio não é nada fácil. São varias questões que precisam ser levadas em conta para que seja possível dar andamento a qualquer projeto e, no meio do caminho, sabemos que nos deparamos com aquela velha dúvida:

 

“Será que isso vai dar certo?”

 

Embora pareça algo simples, um logo ajuda muito nessa questão, pois torna o que você está planejando, em algo real e tangível, tanto para você quanto para as pessoas ao seu redor!

É como se você estivesse dizendo a todos: “Ei, está acontecendo realmente!”

 

 

 

Viu como um logo é importante para você e seu negócio? Não deixe pra depois então, clique no link e peça um orçamento para a criação do seu!

Author Info

Bruno Giollo

Formado técnico em Marketing e Administração, bacharel em Publicidade e Propaganda e apaixonado por series, livros, filmes, RPG e comida. Fundador do Studio Ponto Zero, atua como redator, designer e editor de vídeo, além de se arriscar como escritor nas horas vagas.

Leave a Reply